Home | Contato | Localização | Trabalhe Conosco | Busca | English

Empresa > Histórico


Fundada em 10 de maio de 1954, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo com a denominação de Indústrias Químicas Rodolfo Rohr S.A.. Com a marca Liovac®, a Miracema foi pioneira na fabricação de aditivos para óleos lubrificantes industriais, e se tornou fornecedora exclusiva para as companhias petrolíferas internacionais.

A mudança de nome para Companhia Miracema Industrial foi uma homenagem à cidade de Miracema do Norte no Estado de Goiás - hoje Estado do Tocantins - onde seu fundador desenvolveu e implementou um projeto para mecanização da quebra do coco de babaçu.

Com a aquisição da Nuodex Brasil S.A. no começo dos anos 70, iniciou-se o desenvolvimento e a produção de secantes para tintas com a marca Liosec®. Neste mesmo período foi implantada uma estação de tratamento dos efluentes líquidos - ETEL.

Em 1972, passou a ser denominada Miracema-Nuodex, fortalecendo seu posicionamento no mercado nacional e internacional

Em 1974, ampliou sua participação de mercado com a distribuição e a exportação para a América Latina e para outros 26 países.

Em meados de 1978, concluiu a Unidade I de destilação de ácidos graxos, e lançou os produtos com a marca Liacid®. Concluiu também, a Unidade I de hidrogenação, atingindo a produção de 6.000 toneladas/ano.

No ano de 1980, a Miracema-Nuodex adquire uma área de 72.000m² ao lado da fábrica que possibilitou a ampliação do parque fabril e a diversificação dos produtos.

Em 1981 tornou-se a primeira empresa formuladora de biocidas no país, quando assinou um contrato de licença e transferência de tecnologia com a empresa Bode Chemie Hamburg. A partir daí começou a fabricação de bactericidas e fungicidas para diversas aplicações através das consolidadas marcas: Coryna®, Liocide®, Liodoxin® e Liocynona®.

Três anos depois, em 1984, a empresa concluiu a Unidade II de destilação de ácidos graxos e a Unidade II de hidrogenação.

Entre 1991 e 1992, foram lançados produtos a base de bismuto, um metal verde e não tóxico, que substituiu de maneira inovadora os compostos indesejados do chumbo. O bismuto nunca havia sido utilizado anteriormente em formulações de lubrificantes e graxas.

A Miracema-Nuodex a primeira indústria química do Brasil a receber a certificação ISO 9002, em 04 de Dezembro de 1992.

Em 1993, a empresa dá início às atividades em seu Laboratório de Microbiologia, sendo uma das prioridades no planejamento da empresa.

Ainda na década de 90, a Miracema-Nuodex passou a fornecer catalisadores à base de cobalto para os principais fabricantes mundiais de pneus radiais e borracha, sob a marca Liocat®. Além destes, iniciou-se a fabricação de catalisadores para produção de resinas alquídicas, poliuretânicas, poliéster e espumas de PU. Em 1998, a empresa foi qualificada como fornecedor classe “A” pela Goodyear.

A partir de 1998 começou a fornecer para Petrobras aditivos para composição dos fluidos de perfuração para poços de petróleo, fortalecendo o sólido e frutífero relacionamento iniciado nos anos 80, com o fornecimento de aditivos para lubrificantes.

Em 1999, foi implantado um Sistema de Gestão Ambiental - SGA - com o objetivo de minimizar os impactos ambientais provocados em toda a cadeia produtiva, seja dando tratamento adequado aos seus resíduos e efluentes, assim como otimizando a utilização dos recursos naturais.

Em 2001 foi construído o Laboratório Aplicativo de Tintas com o objetivo de dar suporte à área de Pesquisa e Desenvolvimento e aos nossos clientes. Laboratório completo, com equipamentos de última geração e capacidade de avaliar diversos tipos de produtos como misturas de secantes, dispersantes, antiespumantes, inibidores de perda de secatividade e anti-pele. Com essa estrutura, foi desenvolvida ampla linha de aditivos, hoje reconhecidos internacionalmente sob as marcas de Lioplex®, Liosperse®, Liofoam®, Liodry® e Scinex®.

No ano de 2002, a Miracema-Nuodex adota uma moderna identidade visual, que melhor representa sua área de atuação. Neste mesmo ano inaugura a sua Estação de Tratamento de Efluentes Gasosos – ETEG.

Em 2003, a estrutura física e humana altamente qualificada do Laboratório de Microbiologia foi ampliada. Foram instalados novos equipamentos para atender às necessidades dos clientes e do mercado, e validar a eficiência dos biocidas nas tintas e produtos correlatos.

Neste mesmo ano, a empresa investiu no aperfeiçoamento e ampliação do Laboratório Aplicativo de Lubrificantes. Aumentou seu quadro de técnicos especializados neste segmento e adquiriu novos equipamentos, o que resultou no desenvolvimento de aditivos através de novas tecnologias e na ampliação da linha de produtos internacionalmente reconhecida por Liovac®.

Ainda em 2003, intensos investimentos em tecnologia e capacitação proporcionaram a atualização de sua Certificação para ISO 9001 - versão 2000.

Em 2004, foi o ano da comemoração dos 50 anos de fundação da empresa e do lançamento do livro que conta a sua história da Miracema-Nuodex.

Ainda em 2004, iniciou-se as operações da Planta Piloto simulando as atividades dos 46 reatores da fábrica, o elo entre laboratório e a produção.

Também foi desenvolvida uma nova linha de biocidas para papel e de emulgadores para óleos minerais.

Em 2005, a Miracema-Nuodex disponibiliza ao mercado mais um produto inovador: o Biodiesel totalmente renovável - Liovac 3238 - Éster Etílico de Óleo de soja. Também neste período, a Miracema-Nuodex inaugura a fase II da ETEL – Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos.

No começo de 2006 o Laboratório Aplicativo de Fluidos de Perfuração de Poços de Petróleo entrou em operação, permitindo um maior aprimoramento dos aditivos para esta aplicação e também novos desenvolvimentos sob as marcas Liomul®, Liolub®, Liomid®, Liomov® e Liovac®. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa se manteve entre as 50 maiores do segmento de Química e Petroquímica do Brasil.

Através de importante parceria com as principais empresas mineradoras e de fertilizantes do país, a Miracema-Nuodex inaugurou no segundo semestre de 2007 seu Laboratório Aplicativo de Mineração e Fertilizantes, com foco no desenvolvimento de produtos anti-pó e anti-caking sob as marcas Liodust® e Liofert®.

Em 2007, foi lançado o Liacid® 1721 – ácido graxo de óleo de mamona desidratado e purificado através do “Thin-Film Evaporator”, um equipamento onde os produtos são submetidos à destilação molecular. A tecnologia contida neste equipamento proporciona a destilação sob vácuo de uma fina camada de material, de forma suave e contínua, sem que o produto sofra exposição térmica prolongada, o que garante um produto de cor clara, com excelentes características secativas, sendo sua principal utilização na fabricação de resinas alquídicas.

Em 2008, o Liofert® 405 é lançado para atender o setor de mineração. Trata-se de um anti-pó utilizado no descarregamento de minérios secos.

Em meados de 2010 a Miracema iniciou os estudos para implantação de um ERP (Enterprise Resource Planning) que permitisse à empresa, dar um salto de qualidade no processamento de suas informações, na busca por uma ferramenta de gestão altamente confiável.
Entre outros ERP analisados, a empresa elegeu o SAP por ser o mais adequado à suas necessidades e também por ser o ERP adotado pelos seus principais players no ramo químico.
Após cinco meses de intenso trabalho de execução do projeto de implantação, finalmente em 03 de janeiro de 2011, aconteceu o go live (início das operações do SAP), com pleno sucesso.

Em 2011 começamos a homologação de nossa linha de LGE (líquido gerador de espuma) na norma de ABNT 15511:2008, que estabelece rigorosos critérios de desempenho para espumas de combate a incêndio e no inicio de 2012 recebemos o certificado de conformidade dos nossos produtos.

2014: Atualmente, passados três anos da implantação do SAP, com todas as suas funções operacionais funcionando a contento, ingressando numa segunda fase, a Miracema está preparando a base do sistema para a implantação de um BI (Business Intelligence), que dotará a organização de ferramentas de gestão altamente qualificadas e à altura dos desafios que atualmente se apresentam e os que certamente virão.

Reconhecimento. No decorrer destes 65 anos foram muitos os prêmios e certificações recebidos pela Miracema-Nuodex. Conquistou várias edições do Prêmio Paint & Pintura, como melhor fornecedor de aditivos para tintas do Brasil, categoria biocidas. Recebeu também, os Prêmios do Sindicato de Tintas e Vernizes e de Preparação de Óleos Vegetais e Animais do Rio de Janeiro (SINTIRJ), do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati), da Sherwin-Williams e o Top Supplier da 3M.

Atualmente, a Miracema-Nuodex desenvolve e produz matérias-primas, aditivos, componentes e catalisadores para diversas indústrias de transformação das mais variadas áreas e setores, todos desenvolvidos e aperfeiçoados em laboratórios aplicativos e de pesquisa próprios, para que nossos clientes dos cinco continentes, recebam produtos de acordo com suas necessidades e exigências.

Miracema-Nuodex.
Química para um mundo em transformação

Todos os direitos reservados a Miracema-Nuodex | Política de Privacidade
Dzayon